Nome catedrático no ensino e no Planejamento de Marketing, autor dos livros e das teorias mais citadas no setor. Referência na literatura acadêmica de Administração, Economia, Marketing e Publicidade, Philip Kotler nasceu em 1931, na cidade de Chicago.
Estudou na Universidade DePaul, concluiu mestrado em economia na
Universidade de Chicago, e doutorado no Instituto Tecnológico de
Massachusetts (MIT). Realizou pós-doutorado em Matemática, na
Universidade Harvard, e posteriormente em Ciências do Comportamento, na
Universidade de Chicago.
Trabalha como consultor para grandes empresas como a AT&T, IBM, Shell, Bayer, Ford, Levis e Merck, sendo proprietário da “KMG” – Kotler Marketing Group.
Trabalha como consultor para grandes empresas como a AT&T, IBM, Shell, Bayer, Ford, Levis e Merck, sendo proprietário da “KMG” – Kotler Marketing Group.
No meio acadêmico e mercadológico, é considerado o pioneiro no setor
das estratégias de práticas de mercado. Seus livros, até os dias
atuais, são adotados pelos cursos acadêmicos.
CONCEITOS:
“Normalmente,
o marketing é visto como a tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços
a clientes, sejam estes pessoas físicas ou jurídicas. Na verdade, os
profissionais de marketing envolvem-se no marketing de bens, serviços,
experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações,
informações e idéias.” (KOTLER, 2000,p. 25)
“Um
profissional de marketing é alguém que busca uma resposta (atenção, compra,
voto, doação) de uma parte, denominada cliente potencial (prospecto). Se duas
partes estão buscando vender algo uma para a outra, denominamos ambas de
profissionais de marketing.” (KOTLER, 2000, p.33)
FRASES:
"Demora dias para se aprender Marketing.
Infelizmente, leva-se uma vida inteira para ser um mestre". (Philip Kotler)
"As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada". (Philip Kotler)
"Satisfação é o sentimento de prazer ou de desapontamento
resultante da comparação do desempenho esperado pelo produto (ou
resultado) em relação às expectativas da pessoa". (Philip Kotler)
REFERÊNCIAS:
KOTLER, Philip – Administração de
Marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e
Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
Philip
Kotler. Disponível em: http://www.infoescola.com/biografias/philip-kotler/
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