Segundo Vaz (1995), marketing cultural é o conjunto das ações de marketing utilizados no desenvolvimento de um projeto cultural, aplicadas tanto em relação aos objetivos e critérios que orientam a concessão de fundos, como quanto aos procedimentos de arrecadação de recursos.
Segundo MACHADO NETO (2005, p.15): "Marketing Cultural é uma atividade deliberada de viabilização físico-financeira de produtos e serviços que, comercializados ou franqueados, venham atender às demandas de fruição e enriquecimento cultural da sociedade".
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BRASIL. Ministério da Cultura. Nota de Esclarecimento sobre o Cirque du Soleil. Brasília, Ministério da Cultura, 2006. disponível em http://www.cultura.gov.br/ MACHADO NETO, Manoel Marcondes. Marketing Cultural: das práticas à teoria, 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2005.
VAZ, Gil Nuno. Marketing Constitucional:o mercado de idéias e imagens. São Paulo: Pioneira, 1995.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
PARA PESQUISAR:
Marketing Cultural: conceituação e aplicação no estudo de caso do banco do Brasil. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/semead/7semead/paginas/artigos%20recebidos/marketing/MKT46_-_Mkt_cultural.PDF
Marketing cultural: Um negócio inserido no mercado e que tem a cultura como produto. Disponível em: http://ww.aedb.br/seget/artigos05/11_Marketing%20cultural.pdf
O Marketing Cultural como estratégia de relacionamento com clientes. Disponível em: http://www.aedb.br/seget/artigos08/508_Hanson_Mkt_Cult_SEGET_08.pdf
Políticas Públicas, Descentralização e Marketing Cultural: alternativas para o desenvolvimento cultural. Disponível em: http://www.faculdadesocial.edu.br/dialogospossiveis/artigos/9/10dp_elizabeth.pdf
nota 10
ResponderExcluir